Sete coisas que aprendemos ao utilizar o ADSense em um Blog/Site


Trabalho realizado por Anna Luiza Leão, Camila Castro, Caroline Silva, Maria Jéssica Souza, Matheus Farias.

Todo o texto foi desenvolvido a partir de nossa experiência utilizando o Google ADSense em um trabalho de Pós-Graduação em Marketing Digital e Redes Sociais.

É mais fácil do que parece.
A princípio pode parecer complicado começar a utilizar a ferramenta. Gerenciar a publicidade, os ganhos e a quantidade de banners é muito mais fácil do que parece. O Google oferece o site e a ferramenta de forma muito didática e ilustrativa, deixando muito claro como tudo funciona e estando sempre aberto para tirar qualquer dúvida que possa aparecer no processo. Para criar uma conta é necessário ter uma conta no google, criar conteúdo no seu site, seu número de telefone e o endereço físico associados à sua conta bancária.

Seu Blog precisa existir a mais de seis meses para utilizar o ADSense.
Essa medida visa garantir que os anúncios apareçam em sites que possuam qualidade. Seguindo essa postura, o Google pode colaborar com blogs de conteúdo de mais interesse e impedir que alguém crie uma grande quantidade de blogs com conteúdo aleatório, imaginando que quanto mais páginas anunciando, mais dinheiro essa pessoa conseguirá. Além de não funcionar dessa maneira, pois páginas criadas desse modo não têm grande fluxo de usuários, o anunciante é prejudicado com sua publicidade aparecendo em sites sem nenhuma relevância.

Gráficos e relatórios.
O ADSense oferece ao seus usuário diversas maneiras de gerenciar seu desempenho. Você pode visualizar seus ganhos de maneira muito organizada, todos os eles são separados em ganhos diários, semanais, mensais e anuais. Seu desempenho também é apresentado no formato de relatório, contendo desde os seus page views até o CTR da página. Todas os sites que você gerencia podem ser analisados e comparados de forma conjunta e o ADSense oferece diferente formas de otimização de sua receita.

Direcionar os anúncios do seu blog.
O Google da liberdade para que o usuário possa escolher que tipo de publicidade vai aparecer em seu blog. Se algum tipo de produto ou serviço não está alinhado com sua personalidade ou a ideologia do seu conteúdo, os anúncios daquele tipo podem ser bloqueados. Esse tipo de ferramenta também pode contribuir o sucesso dos anúncios em seu blog, pois a taxa de conversão pode ser muito maior se a publicidade estiver ligada ao seu conteúdo. Alguém que visita um blog de cinema tem muito mais chance de se interessar por um anúncio sobre um novo filme que vai chegar ao cinema.

Forma de pagamento.
Os ganhos utilizando ADSense são baseados nos cliques. A cada clique que um banner tiver, alguns centavos são adicionados ao seu saldo. Pouco a pouco a quantidade de dinheiro vai crescendo, paciência é necessária, principalmente se o seu blog ainda for novo. O pagamento é feito pela conta bancária que você cadastrou no ADSense, mas para retirar o montante é necessário que o seu saldo alcance U$100,00.

Não clicar nos próprios links.
Ganhar apenas centavos a cada clique parece pouco, então algumas pessoas podem pensar que a solução simples é clicar muitas vezes no próprio banner para aumentar toda a renda. Essa ideia só vai trazer prejuízos para você, o Google pode identificar o seu clique usando dados como a sua conta ou cookies. Você será bloqueado de forma temporária ou até permanentemente. Ganhe seus cliques de forma orgânica e com paciência.

Não use o ADSense como principal fonte de renda.

Para conseguir muito dinheiro, seu site precisa de um fluxo muito grande de pessoas, se você ainda está começando invista na qualidade do conteúdo que você produz. Com o passar do tempo seu blog vai ganhar mais relevância e seu tráfego vai aumentar. E além disso, o ADSense não é a única forma de monetização. Programas de afiliados, posts patrocinados, venda de produto/serviço e um canal no Youtube são algumas das outras opções que podem fazer com que seu site tenha lucro. 

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